MARCA BOLINA®

  •  draggable=
  •  draggable=

MARCA BOLINA®

A marca portuguesa de cerveja artesanal BOLINA® é um projeto que se iniciou há cerca de 12 anos (2008) pelas mãos de um grupo de amigos que partilhava o gosto pelas cervejas artesanais. Começaram por comprar pequenos equipamentos que permitissem iniciar a produção em casa e evoluíram tecnicamente nos anos seguintes. Em 2012 foi criada a sociedade MMCL-Cervejeiros, Lda. com fábrica sediada na Vila de Azambuja, município que se predispôs desde o início a apoiar o projeto. Com capitais próprios, os pequenos equipamentos de 20/50 litros passaram a fermentadores e cubas com capacidade para 500 litros de cerveja e os pequenos sacos de malte e lúpulos passaram a grandes sacas importadas, com mais de 30 quilos de matéria-prima. No início de 2014, a Azambuja testemunhava a primeira produção oficial de cerveja artesanal da região. Foi o ano de lançamento da marca portuguesa de cerveja artesanal BOLINA® que contou inicialmente com três estilos distintos de cerveja artesanal – Pilsner, Stout e Weiss – e muito pouco tempo depois, com a produção de mais três estilos distintos – Blonde Ale, IPA e Nelson Sauvin IPA. A marca BOLINA® acredita que estes são os estilos que abrangem a maioria dos gostos e tendências mais consensuais no mercado português e que, consequentemente, podem garantir maior implantação no mercado. Assumindo rapidamente a produção destes seis estilos permanentes, a marca BOLINA® também inclui no seu portfólio de oferta, edições limitadas de cervejas sazonais e de cervejas produzidas em parceria com outras marcas artesanais, nas quais se fundem os conhecimentos e a experiência dos respetivos mestres cervejeiros. Hoje, a oferta permanente dos seis estilos mantém-se mas com uma imagem renovada recentemente. A imagem dos rótulos passou a ser mais irreverente e apelativa, no sentido de se distinguir, quando exposta, a todas as outras marcas que, entretanto, surgiram no mercado. Os estilos passaram a ter nomes modernos e disruptivos, que criam maior impacto nos consumidores, continuando alguns deles, referenciados com a temática marítima, como são os exemplos das Pilsner “Rajada”, IPA “Atlântida” e da Weiss “Lobo do Mar”. Atualmente a empresa emprega três colaboradores, além dos sócios, e apresenta uma capacidade aproximada de 100 mil litros anuais. Inicialmente, de uma entre meia dúzia de cervejeiras artesanais, a BOLINA® é hoje uma entre mais de 150 marcas de cerveja artesanal existentes em Portugal.

Categoria
Bebidas Alcoólicas, Cerveja